para voce que gosta de rock e de variaçoes aqui tem coisas interessantes.

para voce que gosta de rock e de variaçoes aqui tem coisas interessantes.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

iron maiden uma das melhores bandas de rock /heavy metal.

Quando se pensa em heavy metal, logo vem à mente as bandas clássicas que consagraram este gênero musical, como o Iron Maiden, uma das bandas responsáveis pelo ressurgimento do ritmo depois da onda punk que tomou o mundo. O nome, que em português significa dama-de-ferro, foi inspirado em um instrumento de tortura utilizado na Idade Média.

A banda começou por iniciativa de Steve Harris, que antes do Maiden passou por várias outras bandas. A primeira formação era composta por Harris no baixo, Dave Murray na guitarra, Paul Di’Anno nos vocais e Doug Sampson na bateria.

Para o primeiro disco, agora pela gravadora EMI, Clive Burr substitui Sampson e o guitarrista Dennis Stratton entra para reforçar o som da banda. O álbum levou o nome do grupo e sua repercussão possibilitou que o Iron abrisse os shows do Kiss e do Judas Priest. Nesta época é criado o Eddie, mascote que ilustra os álbuns e os shows do grupo.

Após esta turnê, Stratton deixa seu lugar na banda para Adrian Smith e o Maiden grava, em 1981, o álbum “Killers”. Um ano depois, Di’Anno foi retirado da banda por causa do uso excessivo de drogas, o que começava a prejudicar o seu trabalho. Em seu lugar entra Bruce Dickinson, um dos grandes nomes do grupo. Neste mesmo ano, lançam “The Number Of The Beast”.

Os próximos álbuns, “Piece of Mind” e “Powerslave”, também emplacaram altos índices de venda e os clássicos “The Trooper” e “Two Minutes to Midnight”. Antes das gravações de “Piece of Mind”, Burr deixa a banda para a entrada de Nicko McBrian. 

“Somewhere in Time”, de 1986, e “Seventh Son Of A Seventh Son”, de 1988, trouxeram experimentos musicais através de guitarras sintetizadas. Algumas dos destaques são “Caught Somewhere In Time” e “Heaven Can Wait”.

Fechando a época chamada de anos dourados do Iron Maiden, e depois da substituição de Adrian Smith por Janick Gers, o próximo álbum que chama novamente a atenção é “Fear of The Dark”, de 1990. Este é um dos melhores álbuns da banda, além de ser marcado pela saída de Bruce, que ficaria seis anos afastado do grupo cuidando da carreira-solo.

Em 1999, após contar insatisfatoriamente com o vocal de Blaze Bayley, a banda acolhe Dickinson que volta para ficar e ainda traz Adrian Smith de volta à casa, sem tirar Janick Gers que entrou no lugar dele. Desta forma, o Iron Maiden estava novamente com a formação dos anos dourados e com um guitarrista a mais, dando um vigor extra às canções.

Para comemorar a reunião da banda, eles gravam o disco “Brave New World”. Neste trabalho o grupo acrescentou um pouco de metal progressivo ao heavy metal já conhecido, desagradando a alguns fãs e conquistando outros. 

Em 2002, o Iron Maiden vem ao Brasil e participa do Rock In Rio, gravando um CD e DVD ao vivo com o mesmo nome. No ano de 2003 é lançado “Dance of Death”, segundo álbum mais vendido no Reino Unido. Um ano depois, a turnê chegou até o Brasil e o álbum ao vivo “Death On The Road” é lançado, trazendo os melhores momentos de toda a turnê.

O próximo álbum, “A Matter Of Life and Death”, é considerado, pela crítica, um dos melhores álbuns do Iron Maiden, e eleito o disco do ano de 2006 pela revista Classic Rock. O primeiro single da banda foi a faixa-título.

Após comprar um avião, batizado de Ed Force One, especialmente para os shows, a banda lança em 2008 o disco “Somewhere Back In Time”, uma compilação dos principais sucessos do Iron e versões ao vivo de “Phantom Of The Opera” e “Iron Maiden”.
 

alguns discos do iron maiden:

Nenhum comentário:

Postar um comentário